quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Exegese LUCAS - 10:38-32 (parte 1)


SÃO LUCAS - 10:38-32

Fonte: Bíblia Sagrada – traduzida em português por João Ferreira de Almeida- ed. Revista e Atualizada.
38  Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.
39  Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
40  Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor,  não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
41  Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
42  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

RESUMO / Síntese:
38  Jesus hospedou-se na casa de Marta;
39  Maria assentou-se aos pés de Jesus para ouvi-lo;.
40  Marta solicita que Jesus ordene Maria ajuda-la com as tarefas da casa;
41  Jesus pede para Marta não se inquietar;
42  Jesus diz que pouco ou uma só coisa é necessário e Maria escolheu a boa parte e não lhe será tirada.

IDÉIA PRINCIPAL: Deve-se escolher ouvir exclusivamente a Palavra do Senhor.
VERSÍCULO CHAVE: v.42
DATA da REDAÇÃO – 80-90 d.c embora muitos defendem 60-65d.c.
AUTORO Evangelho de Lucas e o livro de Atos dos apóstolos formavam apenas dois volumes de uma mesma obra. Esses dois livros acabaram sendo separados um do outro pelo Evangelho de João, o último evangelho a ser escrito. São Lucas é reconhecido como autor desses dois documentos. Lucas não foi testemunha ocular. Existem tradições que declaram que ele foi um dos setenta discípulos enviados por jesus. (cf. Epifânio,Her.1:12).Talvez esta tradição, se tenha originado do fato que somente Lucas registra o ministério dos setenta discípulos.
FONTE – Fontes para autoria de Lucas:
·         No livro de Irineu, Contra 14, encontramos uma afirmação sobre a autoria;
·         O testemunho do Canon Muratoriano séc.II da era Cristã;
·         Clemente de Alexandria, Orígenes e Tertuliano sustentam a autoria de Lucas;
DESTINATÁRIO e PROPÓSITO – O evangelho de Lucas é especificamente endereçado a Teófilo (Lc1.3) e queria esclarecer ao governo Imperial de Roma, que os Cristãos não eram alguma seita sediciosa ou subversiva, e nem mera facção do judaísmo, pelo contrario, que sua mensagem é universal, e, por isso mesmo, importante para todos os povos.
ASPECTOS HISTÓRICOS: Marta, Maria.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS: Num povoado.

Povoado/Aldeia não é definido pelo nome, mas o evangelho de João informa-nos que Marta e Maria residiam em Betânia. Jo.11.1; 12.1-3 e  também são identificadas como irmãs de Lázaro. Maria era considerada a dona da casa, por ser provavelmente, a irmã mais idosa. Marta estava ocupada (verbo) significa literalmente puxar ao redor – isto é – distraída e estava ansiosa (adjetivo) denota intranquilidade no intimo=preocupação, confusão. Maria estava centralizada em Jesus, poupada de qualquer distração.
Porém uma única coisa se fazia necessário – era indispensável – a comunhão com Jesus. O aprender a seus pés, adoração, é considerado mais importante que as atividades exteriores.

TEXTO E CONTEXTO –
O texto fala, assim como os versículos 25-37, da firme exigência de Deus, porém não se refere ao amor de Deus e ao amor ao próximo, como ensinado na parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25-37), mas ao ouvir a Palavra de Jesus.
Para o discípulo nada é mais importante do que ouvir seu mestre (Jesus) e isso não o limita as preocupações cotidianas (cf.8.14; 21.34; 12.22-31).
Marta está completamente ocupada com muito serviço. Ao servir, apenas, se exclui do grupo dos discípulos de Jesus (cf. 8.1-3). Jesus está viajando com seus discípulos e entra numa aldeia ( cf. 9.56). Jesus deve ser recebido  (cf.19.6) e sua palavra acolhida (cf.  8.13).

Alexandre Bilhalva;

Bibliografia:

BIBLIA. Português: Bíblia Sagrada Antigo e Novo Testamento. Tradução: João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ªed.São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2015.
BIBLIA. Novo Testamento Grego. 4ªed. Revista. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.
CHAMPLIN, N. Russell, O Novo Testamento – versículo por versículo – Vol.2, Lucas e João. São Paulo: Magnos.
https://livros gratis.com.br/cp141002.pdf – acesso em 23/10/2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário