domingo, 29 de novembro de 2015

O Culto Cristão - Parte 1

O CULTO CRISTÃO -Parte 1

Fundamentos do culto cristão

A vida de Jesus de Nazaré é, em certo sentido, uma vida litúrgica, o próprio Jesus parece ter entendido o Seu ministério segundo essa perspectiva, já que veio para destruir as obras do diabo e reconciliar os homens com Deus mediante a sua morte. Sua vida inteira só tem sentido em termos dessa libertação e reconciliação.
O NT nos apresenta o ministério histórico de Jesus e, por conseguinte, a Sua vida inteira como um processo litúrgico ou melhor dito, como liturgia, a vida de adoração propriamente dita, aceita por Deus. Nesse sentido, o culto cristão tem por fundamento o culto messiânico celebrado por Jesus no período que medeia entre sua encarnação e ascensão.
Jesus fez de sua vida a verdadeira adoração. O culto da igreja é tanto um memorial como um eco efetivo desse culto messiânico. A adoração da igreja, portanto, tem uma dupla fundamentação cristológica: o culto terreno celebrado pela vida, morte e glorificação do Cristo encarnado, e o culto celeste que, na glória, Ele celebra até o dia do mundo vindouro.

A presença de Cristo no culto e a apiklesis
Jesus Cristo inaugurou a adoração da igreja quando instituiu a santa ceia, prometendo estar com os seus  até o fim do mundo, essa presença foi prometida pelo próprio Cristo. A igreja não é a dispensadora da presença do Cristo na adoração. Tal presença é fruto da ação livre de Cristo. Ela não pode ser produzida, só pode ser implorada e em caráter do seu caráter invocativo, a adoração cristã se abre á ação livre e soberana do seu Senhor, ao invés de procurar manipulá-lo.

O culto como recapitulação da história da salvação.

O culto, portanto, seria uma recapitulação do evento principal da história da salvação e, por conseguinte, implicitamente, da história da salvação inteira. O culto não recapitula somente a vida, morte e ressurreição de Cristo, tornando-as novamente atuais no presente. Ele tem e, si também algo que está por vir. O culto é, por conseguinte, a recapitulação da história da salvação, na medida em que reatualiza o passado, antecipa o futuro e glorifica o presente messiânico. O culto cristão é um dos agentes mais importantes da história da salvação. A historia da salvação é continuada pelo culto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário