domingo, 1 de janeiro de 2017

Misericórdia

MISERICÓRDIA
Etimologicamente: Misericórdia é a junção de duas palavras em latim: miseratio (compaixão) + cordis (coração). Assim, pode-se entender literalmente misericórdia, como “coração compadecido”
Misericórdia é um termo muito amplo que se refere a benevolência, perdão e bondade, misericórdia, porém não representa dar outra chance. O homem mesmo recebendo segunda chance em suas atitudes erradas, continuaria errando porque o homem é pecador e nossa natureza está inclinada para o erro, o pecado está atrelado ao comportamento, à moral e ao caráter do homem.
Todos pecamos ( Ec.7:20,Rm3.23, 1Jo1.8) e o salário do pecado é a morte e condenação eterna (Rm 6.23, Ap 20.12-15) Estaríamos condenados se não fosse a misericórdia do Senhor.
Quando Deus criou o homem, pensava em algo perfeito que não vivesse por instinto como as demais criaturas, ele deveria  carregar a imagem e semelhança de Deus consigo. Não existe perfeição sem livre arbítrio e inteligência.
O problema foi que Adão, representando da raça humana e por influência de Satanás, fez uso de seu livre arbítrio para desobedecer a Deus ( ato chamado de pecado original ). Antes da desobediência no Éden,  Adão não tinha inclinação para o pecado. Adão vivia em inocência e foi necessário sofrer tentação externa, mas  após sua desobediência o pecado alterou sua natureza e toda a raça humana nasce com esta natureza inclinada a partir de seu interior para o pecado.
Adão não teve uma segunda chance, pois sempre que há uma causa, haverá um efeito. Perdemos a comunhão com Deus, passando a serem merecedores da punição eterna. Violamos a Lei e Deus não infringiria sua própria lei, dando uma segunda chance ao homem como se nada tivesse acontecido.  
Deus então exerce sua misericórdia, enviando Jesus Cristo para nos justificar. Através de Cristo, Deus nos oferece o perdão dos pecados sem que sua Lei seja infringida, pois Cristo recebeu em si a nossa punição e por isso nenhum outro nome pode salvar-nos de nosso estado pecaminoso, além de Jesus Cristo, Amém
Como usufruir da misericórdia de Deus:

Buscando-o – Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.(Isaías 55:6,7)


Temendo-o - A sua misericórdia é de geração a geração aos que lhe temem. (Lucas 1.50). Não encubra seus pecados, tentando esconde-los de Deus e não se desvie da justiça.

Alexandre Bilhalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário