domingo, 27 de dezembro de 2015

A pregação Biblica

Existem três principais recursos técnicos da comunicação, ou seja, da eloquência, da oratória e da retórica..

Eloquência – é a arte de persuadir por meio da palavra, ou seja, de dizer as coisas de maneira que aqueles a quem falamos possam entendê-las sem dificuldade e com prazer.
Oratória – é a arte de discursar, pode ser vista também como uma ciência, pois requer o domínio de técnicas como, por exemplo: a técnica de falar em público e articular as idéias coerentemente.
Retórica – é a arte de falar bem, mediante todos os recursos da linguagem para atrair e manter a atenção e o interesse do auditório para informá-lo, instruí-lo e principalmente, persuadi-lo das teses ou dos pontos de vista que o orador pretende transmitir.

Se compararmos a retórica e homilética: a retórica tem por objetivo convencer o homem em qualquer assunto, a homilética ao contrário, busca oferecer recursos para que o pregador possa tornar humanamente compreensível a mensagem de Deus, quanto a necessidade de arrependimento e fé em Jesus Cristo.

         Breve histórico da homilética. Durante o exílio na Babilônia, o povo de Deus, privado de um templo criou a sinagoga, onde se reuniam em grupos para serem instruídos na Palavra e adorarem a Deus. Segundo a tradição, foi Esdras quem introduziu os princípios pelos quais  a pregação se desenvolveu na Grande Sinagoga, onde tempos depois a igreja primitiva seguiria o modelo.

Pregadores da mensagem Cristã que impactaram com suas mensagens:
·         Pedro – Levantou-se e pregou um dos mais poderosos sermões da história ( Atos 2:41);Paulo – O grande apóstolo dos gentios;
·         Paulo – O grande apóstolo dos gentios;
·         Martins Lutero – Reformista, um dos maiores pregadores de Igreja Cristã;
·         Biliy Graham – é o mais conhecido pregador do século XX, estíma-se  que tenha pregado a mais de 210 milhões de pessoas em 185 paises.


Sete requisitos que configuram o perfil espiritual do pregador da Palavra de Deus.

    1. Chamada divina – O pregador do Evangelho é chamado segundo o propósito de Deus, mediante a graça. O ministério da pregação é uma vocação.
2. Irrepreensível – Que ninguém possa culpá-lo de nada, não ter falha de caráter.
3. Maturidade – A maturidade aprende-se ao longo do tempo, aplicando os princípios da palavra de Deus enquanto caminha-se pelos vales e sombras da vida.
4. Vida de Oração e Jejum – Quando oramos, Deus trabalha e pelo jejum o pregador está afirmando que a sua fome por Deus é mais forte que o apetite pelos banquetes dessa vida.
5. Vida familiar Piedosa – a habilidade de um homem no exercício da autoridade espiritual sobre as demais pessoas, fica evidenciada pela sua habilidade em exercer uma disciplina sábia e amorosa em seu próprio lar.
6. Unção do Espírito Santo – Sem atuação vibrante do Espírito Santo, não haverá conversões. É o espírito Santo quem aplica a Palavra de Deus.
7. Fome da Palavra de Deus – O pregador deve ser dedicado ao estudo da Palavra de Deus, quem não busca aprender não terá nada para ensinar.

O êxito da pregação está relacionado à vida do pregador, mas, é necessário alguns requisitos técnicos que colaboram para que haja a comunicação das verdades sagradas. São eles:
            ·         Habilidade – ter sensibilidade para discernir a direção do Espírito Santo e poder                             alcançar com a mensagem os diferentes grupos de ouvintes;
·    Memória – capacidade de conservar as idéias e o conhecimento acumulado e reproduzi-los;
·         Teatralização – demonstrar o que se deseja transmitir;
·         Síntese – dizer tudo o que precisa em poucas palavras;
·         Vocabulário – produzir idéias de forma clara;
·         Argúcia – facilidade de penetrar com profundidade nos problemas propostos;
·         Imaginação – criar representações para enriquecer o discurso;
·      Expressão corporal – os gestos devem ser sóbrios. A expressão corporal deve fortalecer o sermão;
·         Bom uso da voz – o ritmo da voz é a musicalidade da fala.O correto de uma pregação é usar bem o ritmo da voz;
·         Auto-controle – deve dominar as emoções;
·         Problemas na Comunicação Gramatical;
·         Problemas Psicológicos da Comunicação


Os fundamentos da pregação bíblica.

O alvo da pregação: a Glória de Deus – a bíblia ensina que Deus é o centro de todas as coisas e não o homem. (Rm.11:36; Ef. 1:10 )
A base da pregação: a Cruz de Cristo – A cruz revela a glória de Deus e abate a soberba.
O Dom da pregação – o poder do Espírito Santo – sem a influência poderosa do Espírito Santo não pode haver pregação eficaz. ( I Co. 2:4-5; I Ts. 1:5)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário