quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Exegese Salmos 17 (parte 2)

ESTRUTURA -  
1 Ouve, Iahweh, a justa causa; atende ao meu clamor; dá ouvido à minha súplica, que não sai de lábios mentirosos.
2 Que  minha sentença provenha da tua face, teus olhos vejam onde está o direito.
3 Tu sondas o meu coração, tu me visitas de noite; tu me provas sem encontrar em mim infâmia: minha boca não transgride.
4 Como costumam os homens. Eu observei a palavra dos teus lábios, no caminhos prescrito.
5 mantendo os meus passos; meus pés vascilaram nas tuas pegadas.
A introdução (v.1 e 2 ) aparece a idéia de inoscência do suplicante que espera ver o seu direito reconhecido pela imparcial justiça de Deus.(WEISER,1995.p-127)
É seguida pelo protesto de inocência (v.3-5 ) que é uma justificação contra as acusações injustas
A petição (1-5), está fundada na retidão do juiz. O orante, consciente de sua inocencia,  apela ao juiz para que o investigue. ( 1b e 4a ). Dominam os verbos ou equivalentes em que Deus atua.
6 Eu clamo a ti, pois tu me respondes, ó Deus! Inclina a mim  teu ouvido, ouve a minha palavra.
7 Demonstra o teu amor, tu que salvas dos agressores que se refugia a tua direita.
8 Guarda-me como a pupila dos olhos,  esconde-me à sombra de tuas asas,
9 londe dos ímpios que me oprimem, dos inimigos mortais que me cercam.
10 Eles envolvem seu coração com gordura, sua boca fala com arrogância.
11 Caminham contra mim e agora me cercam, fixando seus olhos para jogar-me por terra.
12 Parecem-se leão, ávidos por devorar, filhote de  leão, agachado em seu covil.
Com o v.6 começa a súplica, que no v.9 passa a descrição dos inimigos. Em contraste com a atitude do poeta, a conduta dos ímpios é arrogante e violenta
A petição (6-12), repete da primeira o verbo escutar e apresenta ouvidos que atendem como correlativo de olhos que observam ( 2b e 6b )
Encontramos três correspondências por contraste: olhos de Deus e dos malvados ( 2b e 11b ), boca do salmista  e boca do ímpio (3b e 10b ) passos de ambos ( 5a e 11a ); e uma correspondência de correlativos: salmista guarda cumprindo, o Senhor guarda protegendo (4b e 8a )
13 Levanta-te, Iahweh! Enfrentá-os! Derruba-os!Que tua espada me liberte do ímpio.
14 e tua mão, ó Iahweh, dos mortais, dos mortais, que em vida, já têm sua parte deste mundo! Enche-lhes o ventre com que tens em reserva; seus filhos ficarão saciados e deixarão o que sobrar para os pequeninos.
15 Quanto a mim, com justiça eu verei tua face; ao despertar, eu me saciarei com tua imagem.
Nos v.13 e 14, segue um pedido de vingança contra os inimigos e o v. 15 conclui o salmo com a profissão de esperança na salvação a ser obtida no encontro com Deus. A petição (13-15 ) acumula imperativos ao começar. Enlaça-se com a segunda petição pela repetição de ímpio em (9a e 13b), do verbo fazer em (7b e 13a), ou seja, a agressão inimiga provoca a reação do Senhor.

 ALEXANDRE BILHALVA;


Bibliografia:
AGOSTINHO, Santo. Comentários aos Salmos (Salmos 1-50), Revisão H.Dalbosco. São Paulo: Paulus, 1997.
BÍBLIA Portugues: Biblía de Jerusalém. Nova edição, Revista e Ampliada. São Paulo: Paulus, 2002
BÍBLIA Português. Bíblia Sagrada Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida (RA). 2.ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2015.
CHAMPLIN, N. Russell. Antigo Testamento interpretado versículo por versículo – Volume 4 – Salmos, Provérbios, Eclesiastes  e Cantares. 2º ed. Hagnos, 2001.
CHAMPLIN, N. Russell. Enciclopédia Bíblica: Teologia e Filosofia- Vol.5 P-R. Disponível em: http://projetorestaurandovasos.blogspot.com/2016/11/baixar-enciclopedia-de-biblia-teologia.html.  Acesso 02/11/2018.
SCHÖKEL, L. Alonso; CARNITI, Cecília. Salmos I (Salmos 1-72) Tradução João Resende Costa. São Paulo: Paulus, 1996
SILVA, Cassio Murilo da, Leia a Bíblia como Literatura. São Paulo: Loyola, 2007.
SILVA, Cassio Murilo da; LÓ, Rita de Cácia. Caminho não muito suave. 2ºed. São Paulo: Alínea, 2012.
WEISER, Arthur. Os Salmos - Comentários I. São Paulo: Paulus, 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário