sábado, 2 de janeiro de 2016

A esposa do Obreiro


- A esposa do Obreiro;

A esposa do Obreiro  tem uma carga de responsabilidade junto ao ministério do esposo, sendo que duas das qualificações do Presbítero,descrita em Timóteo  e Tito depende diretamente de sua esposa:

“que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” (1Tm 3.4-5). Esta qualificação do obreiro não depende somente dele, mas muito da esposa. Biblicamente, a responsabilidade maior do “governo” do lar é do homem; deverá ser exercida com sabedoria e com todo o apoio de sua esposa, sua auxiliadora idônea.
“hospitaleiro” (1Tm 3.2; Tt 1.8) Na prática da hospitalidade é a mulher quem prepara a mesa, por isso deve estar de acordo com o esposo.

A esposa do obreiro, deve ser vista como modelo pela Igreja em todos os sentidos, ou seja, socialmente, profissionalmente, moralmente e principalmente espiritualmente..

Cabe a esposa do Presbítero cultivar um bom relacionamento conjugal com o seu esposo, fazer uso do bom senso quando exigir atenção do esposo, ou seja, não disputar atenção do esposo com a Igreja.

Da mesma sorte, quanto as mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo (ITm3.11)


Respeitáveis – deve ganhar o respeito das pessoas por sua maturidade;

·         Não maldizentes -   A palavra maldizente usada por Paulo no grego é “diabolôs”. As mulheres não devem ser como o diabo espalhando contendas, boatos e envolvendo-se em assuntos que podem trazer dificuldade ao ministério do esposo.

·Temperantes – A mulher deve ser  sóbria, equilibrada, sendo sempre guiada pela sensatez. Não deve perder a calma com facilidade, ao contrário, deve ser uma pessoa auto controlada, alguém que se autodisciplina, mentalmente sadia.


 Fiéis em tudo – A fidelidade é um item necessário ao bom relacionamento no lar, com o esposo e com os filhos.

 A esposa do obreiro de deve acompanhá-lo nas visitas, Cuidar que seu esposo ande com roupas bem passadas e lavadas, estar envolvida com a organização e limpeza da igreja.

 A esposa do obreiro não pode disputar com a Igreja o tempo do esposo, mas antes, com sabedoria e direção divina, ajuda-lo a conduzir suas atividades de forma que fique bom para ambos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário