domingo, 17 de janeiro de 2016

Exegese de Isaías 9

Exegese de Isaías capítulo 9 e a sua referida aplicação com base nas regras e normas exegéticas, 

TEXTO-
a)      Estabeleça os limites da perícope -  Para que a perícope seja melhor compreendida estabelecemos uma delimitação interna.
            Isaías 9:1-7 – Trata do advento e o poder do Messias
             Isaías 9:8-21 – A segunda metade, transmite  mensagens de juízo para os pecados de Israel e das nações vizinhas.
Os textos foram comparados com versões bíblicas diferentes para obter maior compreensão de seu conteúdo.
b)     Analise dos paralelos-
 Isaías 9: 1-4 => Lc 4:12-17
 Isaías 9:6 => Lc 2:11
c)      Analise dos Fenômenos Literários
Palavra chave do texto: Is 9:6 – Porque um menino nos nasceu...

CONTEXTO HISTÓRICO –
Isaías registra alguns fatos a respeito de si mesmo. Ele é filho de Amoz (1.1), que conforme a tradição histórica seria o irmão do rei Amazias (2 Reis 14.1,2); se tal tradição possui peso, então, explica o porque o profeta Isaías tinha livre acesso as cortes dos reis de Judá tais como Acaz (Is.7.3) e Ezequias (37.21;39.3). Este profeta era casado, sua esposa era uma profetisa (8.1); ele tinha dois filhos (7.3; 8.3)

O profeta Isaías, teria vivido entre 765 aC e 681 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe que sitiou a cidade com um exército de 185 mil assírios em 701 a.C.
            Focando em Jerusalém, a profecia de Isaías, em sua primeira metade, transmite mensagens de punição e juízo para os pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, tratando de alguns eventos ocorridos durante o reinado de Ezequias.
CONTEXTO LITERÁRIO
Três regiões de Israel conquistadas entre 734 e 732 AC por Teglat-Falasar III, que são: Zabulon (caminho do mar), Neftali (o além-Jordão) e a Galiléia (o território das nações). Isaías fala destas regiões para despertar a esperança: Jeová, que humilhou estas terras, as cobrirá de glória. E o povo, que vivia nas trevas e na tristeza, viverá na luz e na alegria. Uma alegria enorme, que é causada pelo fim da opressão (o jugo, a canga e o bastão do opressor foram quebrados), pelo fim da guerra (a bota e o uniforme militar foram queimados) e, principalmente, pelo nascimento de um menino em Judá.
Este menino é um personagem da casa real, de acordo com os quatro títulos que lhe são atribuídos em 9:5, títulos que parecem ser características sobre-humanas e messiânicas, a sabedoria do rei na administração (Conselheiro), sua capacidade militar (Deus-forte), zelo pela prosperidade do povo (Pai), preocupação com a felicidade do povo (Príncipe-da-paz), além disso 9:6 esclarece que este menino é da "casa de David" e caracteriza suas ações: governará com direito e justiça.

CONTEXTO BIBLICO  e Análise Teológica -  
Aplicação:
O “Emanuel” foi apresentado no cap.7 e continua como o personagem principal até o fim do cap.12. Embora seu nome apareça somente em 7.14 e 8.4, não há sombra de dúvida de que o rei incomparável citado nesses capítulos é o mesmo Emanuel.

O ministério do Emanuel na Galiléia –

O nono capítulo de Isaías prediz que o Emanuel ministrará primeiramente, na Galiléia – território das antigas tribos de Zebulon e Naftali. É nesta área que se acham as cidades de Nazaré,Caná e Cafarnaum.
É altamente importante que nessa localidade da terra Santa, aparecerá o Emanuel pela primeira vez como porta-voz do Pai. Também é interessante notar que segundo a história, essa terra foi a primeira parte da nação a cair ante o ataque dos invasores Assírios (722 a.c). Assim a duração do cativeiro é descrita aqui como um período de trevas; e dissipando tais trevas, brilharia a grande luz do mundo.

Deus Encarnado –

Isaías 9.6-7 é um dos textos bíblicos mais importantes sobre a divindade de Cristo. Nessa passagem temos uma profecia que o Cristo, uma vez encarnado, e, vindo ao mundo, teria quatro títulos que o distinguiria como ser divino. ”Porque um menino nos nasceu...e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade.





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