quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Dom ministerial de apóstolo

Dom ministerial de apóstolo 

A palavra grega “apóstolo” significa literalmente “delegado”, “mensageiro” e aparece ao longo do NT, sendo usada quase sempre com um sentido bem específico, referindo-se aos doze que foram escolhidos por Cristo de um grupo bem mais amplo dos seus discípulos (Mt 10.1-4; Lc 6.13)
A palavra é também usada em sentido secundário para os apóstolos que eram enviados como qualquer missionário envolvido com a expansão do Reino de Deus, porém em sentido primário, os apóstolos eram testemunhas oculares do Senhor Jesus, ensinados e comissionados pessoalmente por Ele para lançar os fundamentos de sua igreja.
O apóstolo deveria ser um homem que tivesse um bom trânsito entre os apóstolos, tivesse conhecido pessoalmente o Senhor Jesus desde o seu batismo e tivesse sido testemunha da ressurreição do Senhor Jesus e sua ascensão. (At 1.21-22)
Conforme Efésios 2.2,  diz que os apóstolos são os que lançaram os fundamentos da Igreja e hoje não há mais fundamentos a serem lançados. Todos os verdadeiros salvos estão edificados sob o fundamento dos apóstolos.
Uma das qualificações que Matias tinha que cumprir, para poder ser selecionado, era ter visto o Senhor ressuscitado (Atos 1:22). Mais tarde, Paulo foi selecionado de uma maneira especial para ser o apóstolo enviado para os gentios (Atos 9:15; 22:14-15). Esta é a razão porque o Senhor lhe apareceu, uma vez que ele não teria as qualificações para ser um apóstolo, se não tivesse visto o Senhor depois de sua ressurreição (Atos 22:15; 26:16).
A Palavra de Deus em nenhum lugar sugere a continuidade do ministério de apóstolo, atualmente toda e qualquer pretensão ao ofício de apóstolo não pode ser da mesma natureza do primeiro colégio apostólico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário